futuro convertido em carbono






o território de piratininga,hoje cidade de são paulo, antes de 1500 foi uma importante aglomeração populacional indígena bem desenvolvida do povo tupiniquin. os portugueses traiçoeiros e com suas estratégias de dominação da terra e de outros povos, catequizou, empobreceu e exterminou os tupiniquins, fazendo da recente vila assentada uma esquizofrénica metrópole de 20 milhões de habitantes responsável por uma grande parcela do PIB brasileiro.

na latinoamerica, grandes metrópoles do presente se estabeleceram no lugar de ricas aglomerações populacionais do passado.

o projeto de extermínio segue a todo vapor_fumaça, agora mais intenso na amazônia em rondônia e mato grosso. o fogo continua comendo tudo! árvore, bicho, gente, tudo! TUDO! legitimado pela bíblia, estão "limpando" a terra pra brotar soja, boi e bala!

o xamã yanomami avisou, o céu vai cair, e está caindo. a tarde virou noite, adoecendo tudo com o futuro convertido em carbono.

ontem em contagem/mg senti que algo estava pior do que o ruim de todos os dias. a poluição junto da baixa humidade do ar criou uma grande massa sobe a região metropolitana de belo horizonte. com tudo embaçado, consegui ver o pôr do sol.

vendo as imagens de são paulo compreendi que algo realmente estava acontecendo. o céu caiu.

não é apocalipse! não é o fim! estamos no sul do mundo, e por aqui as leituras deveriam ser outras.

"A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la. Se conseguirem, os rios vão desaparecer debaixo da terra, o chão vai se desfazer, as árvores vão murchar e as pedras vão rachar no calor. A terra ressecada ficará vazia e silenciosa. Os espíritos xapiri, que descem das montanhas para brincar na floresta em seus espelhos, fugirão para muito longe. Seus pais, os xamãs, não poderão mais cha-má-los e fazê-los dançar para nos proteger. Não serão capazes de espantar as fumaças de epidemia que nos devoram. Não conseguirão mais conter os seres maléficos, que transformarão a floresta num caos. Então morreremos, um atrás do outro, tantos os brancos quanto nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles vivo para sustentar o céu, ele vai desabar."

Epígrafe de Davi Kopenawa para A queda do céu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

emtranse na casa rosa

localização, please

flor que se cheire