preta ouro preto

Das montanhas de Minas
(Estado mais alto do Brasil) 
A colonização fez brotar na marra uma cidade suntuosa, em contraste terrível com a miséria estabelecida pelo genocídio indígena e escravidão africana. 

Cidade preta, 

Ouro Preto desafia a engenharia moderna, 

africanos com suas preciosas tecnologias de construção pariram sua urbanidade sobreposta aos antigos aldeamentos de povos originários. 700 toneladas de ouro saíram de suas minas endinheirando as monarquias europeias. Estupro coletivo.


O tempo não linear se estabelece pelas ladeiras da cidade, na ausência de quarteirões, a cada contorno de rua, me conectei com outras caminhadas realizadas, sejam nessa vida ou em outros tempos. Casarões centenários se mantêm de pé, desafiando a materialidade das coisas. 


O sete de setembro foi marcado pelos desfiles de bandas da cidade, dos diversos distritos que compõem o município. Nas bandas, era explícito as tonalidades pretas das peles entre os traços miscigenados nos rostos. Ali estava mais uma expressão da riqueza afro-brasileira muito mal compreendida pelos os que afirmam que a negritude por essas bandas são discretas. 


Não foram só as bandas que me impressionaram, foram também as pedras, as telhas escuras do lodo, a madeira talhada, os frontões de aleijadinho, as joias nas vitrines, o incansável piano da rua Conde de Bobadela, as inúmeras cachaças, padarias e queijarias, os chafarizes, a declividade acentuada, os vestígios de senzalas e a culinária de primeira. 


Ângelo Oswaldo, atual prefeito de Ouro Preto, estava presente. Senhor prefeito, olhe para as serras e morros, estão pelados com erosão acelerada precisando de reflorestamento. Corte os estrangeiros eucaliptos e volte com nosso ecótono de Mata Atlântica com Campos Rupestres. 


O céu azul me instigou a caminhar mais, 

Que acerto!

Me dei de cara com o belíssimo Teatro Municipal, inaugurado em 1770, permanecendo no hoje como o mais antigo em atividade do continente. Ali, mulheres no passado “inovaram” rompendo com a tradição colonial de apenas homens atuarem. Quero atuar em seu palco. 


Voltarei. 

07 de setembro de 2023 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

emtranse na casa rosa

localização, please

flor que se cheire